1. SOBRE O FESTIVAL

1.1. O 2º Festival Orquestra Jovem Alegro (OJA) é promovido pela Associação Musical Alegro com o objetivo favorecer a vivência orquestral de jovens músicos, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades artísticas através da prática da música de conjunto.

1.2. As atividades do 2º Festival OJA acontecerão de 13 a 18 de novembro de 2019 na cidade de Curitiba, Paraná.

1.3. Os participantes terão ensaios de orquestra, masterclasses de música de câmara bem como acesso a concertos com professores e grupos convidados.

1.4. Os ensaios e masterclasses acontecerão sempre nas dependências do Teatro Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba/PR.

1.5. Serão oferecidas bolsas de estudo no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os participantes.

2. INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição no Festival é gratuita e aberta a músicos entre 18 e 29 anos completos até 14 de novembro de 2019.

2.1.1. Só serão consideradas as inscrições realizadas até às 23h59min do dia 08 de Setembro de 2019 pelo endereço http://www.orquestrajovemalegro.org/formulario-de-inscricao/

2.2.  Todos os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição e anexar 2 links do YouTube, a saber: 01 link para vídeo mostrando sua execução dos excertos orquestrais exigidos no item 3.7 deste edital e 01 link para vídeo de sua execução de uma obra solo de livre escolha, integral ou trecho entre 3 e 5 minutos, obrigatoriamente de caráter contrastante ao do excerto.

2.3.  A essência do Festival é a prática da música de câmara dentro do contexto orquestral. Por isso, incentivamos as inscrições também de grupos de câmara (duos, trios, quartetos, quintetos de cordas, de sopros ou de metais), desde que todos os integrantes do grupo estejam dentro da faixa etária de 18 e 29 anos.

2.3.1. A seleção de um ou mais membros de um grupo de câmara não implica em aprovação automática de todos os integrantes. Cada inscrição é apreciada individualmente.

2.4. Para a inscrição de grupos de câmara, cada integrante deverá preencher o formulário individualmente observando o seguinte formato: NOME COMPLETO (NOME DO GRUPO).

3. SELEÇÃO E VAGAS

3.1. A análise dos vídeos e será realizada pelos professores e a direção artística do Festival OJA e os critérios de seleção são de inteira responsabilidade destes.

3.2. A decisão da direção artística do Festival OJA é soberana e irrecorrível.

3.3. Ao todo, serão oferecidas até 73 bolsas de estudos para os instrumentos orquestrais abaixo relacionados, obedecendo os respectivos números de vagas:

  • Cordas: violino (26), viola (10), violoncelo (8) e contrabaixo (6), harpa (1);
  • Sopros: flauta/flautim (2), oboé/corne-inglês (2), clarinetas (2), fagote (2), trompa (4), trompete (2), trombone (3), tuba (1);
  • Percussão:(4);

3.4. Todos os participantes serão distribuídos nos naipes da orquestra.

3.5. Os participantes individuais serão acomodados em grupos de câmara (trios, quartetos, quintetos, etc.) para os masterclasses. Já os grupos de câmara selecionados poderão participar dos masterclasses com sua formação original.

3.6. A distribuição nos naipes ficará a cargo dos professores convidados podendo ser alterada a qualquer momento durante os ensaios da orquestra.

3.7 As partituras dos excertos estão disponíveis para download através desta página http://www.orquestrajovemalegro.org/partituras/

4. RESULTADOS

4.1. A lista de candidatos selecionados estará disponível no site www.orquestrajovemalegro.org a partir do dia 16 de setembro de 2019.

4.2. A fim de confirmar sua participação no Festival, todos os selecionados deverão encaminhar cópias de documento de identidade, CPF e dados bancários para a Associação Musical Alegro através do e-mail admin@alegromusic.org impreterivelmente até o dia 25 de setembro de 2019.

4.3. A responsabilidade pelo envio de documentos e veracidade de informações é exclusivamente do candidato. Informações inverídicas ou documentos adulterados desclassificarão o candidato a qualquer tempo, inclusive após o início das atividades.

4.4. No caso da não confirmação de participação de um candidato selecionado, o candidato reserva que se segue será comunicado no dia 27 de setembro e deverá entregar a documentação exigida até o dia 30 de setembro a fim de confirmar sua participação.

4.5. Todos os músicos selecionados que confirmarem a participação receberão por e-mail as partituras do repertório a ser trabalhado na orquestra juntamente com a programação detalhada até o dia 04 de outubro de 2019.

5. BOLSAS DE ESTUDO

5.1. Após envio da documentação e consequente confirmação da participação, os selecionados serão considerados bolsistas e, automaticamente, não deverão possuir impedimento, de qualquer natureza, para participar das atividades da orquestra.

5.2. As bolsas serão pagas através de depósito bancário em até 5 dias úteis após o final das atividades para todos os bolsistas que obtiverem 100% de frequência no Festival.

5.2.1. As bolsas serão pagas individualmente. Assim, cada integrante dos grupos de câmara participantes receberá a bolsa de estudos na conta pessoal informada.

5.4. O pagamento das bolsas não caracterizará nenhum tipo de vínculo empregatício com a Associação Musical Alegro.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os bolsistas deverão estar disponíveis para atividades em todos os dias no período de atividades da orquestra, conforme a programação oficial. Os ensaios e masterclasses acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, exceto no dia 13 de novembro, quando o Festival se iniciará às 17:00.

6.2. ​Para o melhor aproveitamento do programa e êxito dos propósitos educacionais e artísticos da orquestra, é indispensável que todos os bolsistas tenham suas partes estudadas antes do primeiro ensaio. ​

6.3. A ​direção artística da orquestra reserva-se o direito de ​desligar o bolsista que não corresponder às aspirações artísticas e aos valores do 2º Festival OJA e aos valores institucionais da Associação Musical Alegro. Tal medida acarretará ​a suspensão do pagamento da bolsa de estudos.

6.4. Serão conferidos certificados de participação aos bolsistas que apresentarem 100% (cem por cento) de presença nas atividades pedagógicas propostas pelo 2º Festival OJA.

6.5. Serão de inteira responsabilidade dos bolsistas todas as despesas com hospedagem, alimentação e translado de sua residência até os locais das atividades da orquestra.

6.6. Este regulamento poderá ser alterado pela Associação Musical Alegro tantas vezes quanto necessário, sendo garantida a sua divulgação.

6.7. Os candidatos que se inscreverem no 2º Festival OJA automaticamente concordam com as disposições deste regulamento.

6.8. Eventuais dúvidas bem como os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos exclusivamente pela Associação Alegro.